Talk:Programa Wikipédia no Ensino

From Outreach Wiki
Jump to navigation Jump to search

"Wikipedia Education Program" em português[edit]

Discussão para definirmos um nome para usarmos no Brasil. Discussão iniciada na lista da Wikimedia Brasil. Precisamos decidir que nome usar em protuguês para "Wikipedia Education Program". Sugestões até o momento no tópico apontato:

  1. Programa Wikipédia Educação
  2. Programa de Educação da Wikipédia

Houve também uma objeção pelo uso da palavra programa. Criei no meta uma página chamada Programa (piloto) de educação no Brasil - espero que em breve não seja mais piloto. Vejo os "Embaixadores da Wikipédia" como um projeto que faz parte do programa de educação no Brasil. Dei esse nome inicialmente pensando no que estavam usando inicalmente, "Programa Global de Educação" ("Global Education Program"), de modo que teríamos programas de educação para diversos países: programa de educação dos Estados Unidos/do Brasil/de Moçambique/da China etc..

Aparentemente, houve uma mudança do nome "Global Education Program" para "Wikipedia Education Program" (alguém viu onde isso foi discutido?). Imagino que quiseram usar a palavra "Wikipedia" no meio para dar uma maior visibilidade ao programa global. O foco agora desse programa global é usar o projeto (o que para mim também não tem problema em ser chamado de programa) "embaixadores da Wikipédia" ("Wikipedia ambassadors program"). Isso posto, não acho adequado o nome "Programa Wikipédia Educação", pois não consigo ver muito sentido nele. Também não gosto do nome "Programa de Educação da Wikipédia", pois não trata-se de um programa da Wikipédia, mas talvez mais pela Wikipédia (no sentido que está sendo feito uso dela). Então minha sugestão é "Programa de Educação pela Wikipédia".

Continuaríamos tendo os vários programas por país, que podem ser muito mais abrangentes que usar apenas a Wikipédia. Por exemplo, no Brasil, espero que o programa de educação (que ainda é um piloto) tenha diversos projetos que usem outros projetos da Wikimedia Foundation que não sejam apenas a Wikipédia. Há professor que já se interessou em usar o WikiNews, há quem se interessou muito pela WikiVersidade e muitos outros projetos poderão surgir como parte do programa brasileiro, além dos embaixadores da Wikipédia, cujo objetivo principal é melhorar os artigos da Wikipédia lusófona através de atividades nas salas de aulas de universidades.

Isso posto, o que acham dos nomes sugeridos? Alguma outra sugestão? Eu opto em traduzir "Wikipedia Education Program" por "Programa de Educação pela Wikipédia". --Everton137 (talk) 09:27, 11 February 2012 (UTC)[reply]

A partir dessa discussão na esplanada da Wikipédia, acho que um bom nome é Programa Wikipédia no Ensino. --Everton137 (talk) 01:59, 7 March 2012 (UTC)[reply]
Continuo defendendo que conectores enfraquecem títulos. Domusaurea (talk) 23:56, 7 March 2012 (UTC)[reply]

Ver também[edit]