Translations:GLAM/Case studies/University of São Paulo Museum of Veterinary Anatomy/20/pt-br

From Outreach Wiki
Jump to navigation Jump to search
  • Imagens do acervo do Museu de Anatomia Veterinária foram vistas 1.329.331 vezes em setembro de 2016, de acordo com a ferramenta de contagem de visualizações GLAMorgan. Em agosto e julho, as visualizações alcançaram 1.252.169 e 1.179.834, respectivamente.
  • O sucesso dessa iniciativa GLAM com o Museu de Anatomia Veterinária tornou-se uma ocasião para ampliar possibilidades de parceria para os 60 museus e coleções culturais da Universidade de São Paulo. Até agora, parcerias com o Museu da Matemática, o Museu de Geociências e o Museu de Educação e Brinquedo foram estabelecidas:
    • No Museu da Matemática, os metadados não são um problema, mas não há boas imagens. Ademais, para alguns objetos apenas faz sentido registrá-los se for em movimento. Tivemos sucesso ao pedir um apoio da WMF para equipamento de alta qualidade para produzir as imagens.
    • O maior desafio do Museu de Geociências é o tamanho do acervo: tem mais de 5.500 peças. O museu não tem nem boas fotos nem um inventário da coleção, o que nos obrigará a produzir as imagens e organizar os metadados.
    • O Museu de Educação e Brinquedo é pequeno, mas muitos dos objetos que lá estão expostos devem estar sujeitos a proteções autorais comerciais. Estamos buscando uma parceria com um advogado para entender as possibilidades dessas iniciativas GLAM.
  • Apesar de cada caso ser diferente, aprendemos muito com o GLAM do MAV, por exemplo, sobre a necessidade de termos um período em que elaboramos a rotina da atividade e sobre a ajuda que estudantes e voluntários podem oferecer.