Translations:GLAM/Case studies/University of São Paulo Museum of Veterinary Anatomy/21/pt

From Outreach Wiki
Jump to navigation Jump to search

Houve quatro elementos-chave para o desenvolvimento da iniciativa GLAM com o Museu de Anatomia Veterinária:

  • Pude falar sobre o projeto como um "par". Tive acesso aos diretores do museu como professor universitário, não uma pessoa que chegasse neles sem credenciais que reconhecessem. À medida que a cultura wiki se expanda no campus, acredito que a necessidade de mostrar essas credenciais diminua.
  • O fato de o museu ter sido capaz de produzir o inventário formal de seu acervo em colaboração com os participantes de nossa comunidade -- algo que os diretores do museu queriam ter feito havia bastante tempo. Atuar no GLAM em algo que eles queriam fazer normalmente garantiu que não estávamos exigindo "trabalho extraordinário". Esse tipo de colaboração fez com que adotássemos um ritmo lento para a atividade, mas nossa relação com o museu manteve-se muito forte, o que nos permitiu fazer mais do que havíamos planejado, como a oportunidade de organizar uma editatona.
  • A bolsa que foi dada a um estudante da universidade que eu escolhi foi muito importante, pois o estudante foi a pessoa mais ativa no processo de construção do inventário e carregamento de imagens.
  • A participação ativa da comunidade brasileira, em especial o Grupo de Utilizadores Wikimedia no Brasil, foi central para que as imagens fossem apropriadas rapidamente e melhoradas.