Translations:GLAM/Case studies/University of São Paulo Museum of Veterinary Anatomy/9/pt-br

From Outreach Wiki
Jump to navigation Jump to search
  1. Contexto: Como essa foi a maior parceria com um museu no contexto brasileiro -- uma iniciativa prévia foi realizada com um arquivo, em 2014 --, buscamos avaliar quanto tempo essa atividade demandaria, entendendo o que tínhamos e do que precisávamos para fazer essa iniciativa acontecer.
  2. Avaliando a oportunidade: Ao avaliar o trabalho feito anteriormente, discutimos as necessidades do museu. O melhor aspecto: o museu já tinha fotografias de todos os objetos de seu acervo, tiradas por um professor da universidade. As fotografias eram ótimas e o fotógrafo se dispunha a que as carregássemos na Commons, desde que seu trabalho fosse adequadamente atribuído -- o que nos fez adotar a licença CC-BY-SA 4.0. Mas faltavam bons metadados das imagens, já que o museu não dispunha de inventário formal. Assim, quando negociamos a parceria, atuamos para que tivesse um desfecho positivo para o museu, baseando-se na parceria para criar o inventário.
  3. Piloto: Dentre as centenas de imagens que vamos carregar, escolhemos quatro para testar nossa capacidade de carregá-las na Commons. Isso foi uma boa decisão: o piloto foi inicialmente um fracasso, principalmente porque tínhamos pouca compreensão dos procedimentos de OTRS. As imagens foram eliminadas e precisamos de mais apoio da comunidade para organizar corretamente nosso trabalho. Para resolver esse problema, pedimos ao museu que publicasse em sua página na Internet um aviso em português e em inglês sobre a iniciativa e autorizasse usuários específicos para serem responsáveis pelo carregamento do material. Criamos então uma licença institucional específica (Template:MAV-FMVZ_USP-license), que incluímos em todas as imagens que carregamos.
  4. Uma das imagens melhoradas, carregada nesta colaboração.
    Encontrando apoio: A partir de meu cargo na Universidade de São Paulo, consegui obter uma pequena bolsa para um estudante apoiar essa iniciativa GLAM. Seu papel foi, principalmente, ajudar os diretores do museu a organizar o inventário formal e a carregar as imagens na Commons. Um inventário demanda muito tempo, então o ritmo de trabalho foi lento: conseguimos carregar 30 imagens a cada duas semanas, com cerca de 10 horas por semana de trabalho do bolsista. A produção dos metadados envolveu três tarefas principais: encontrar as espécies específicas que estão expostas no museu, digitar conteúdo disponível em cartões em papel para um banco de dados eletrônico e verificar informações com dois professores de anatomia veterinária.
  5. Dividindo o trabalho: Associada a essa iniciativa, organizamos uma editatona sobre anatomia veterinária em parceria com um dos diretores do museu. Essa atividade esteve relacionada a uma editatona sobre neurociência e matemática, que organizamos com apoio da Fundação Wikimedia. Aqui estão alguns registros:
  6. Mobilização da comunidade: Percebemos um aumento da interação da comunidade com os materiais que carregamos no contexto desse projeto e acreditamos que essa mobilização aumentou o valor dessa iniciativa: