Verifiability and Neutral point of view (Transcript, pt)

From Outreach Wiki
Jump to navigation Jump to search

Você provavelmente já viu a Wikipédia. É uma enciclopédia livre e online, construída por pessoas como você e eu ao redor do mundo. Você pode se perguntar como milhares de pessoas constroem uma enciclopédia juntas...

Bem, primeiro, a Wikipédia é um wikisite, um site que qualquer um pode editar. Então, na Wikipédia, editar ou criar um novo artigo podem ser feitos com apenas um clique. Mas para que essas contribuições permaneçam na Wikipédia, elas têm que seguir duas regras básicas. A primeira é a verificabilidade. Com tantas contribuições, os artigos da Wikipédia devem ser baseados em fontes publicadas como livros ou jornais - fontes conhecidas por checar os fatos.

Exigir que os contribuidores citem essas fontes nos artigos e trechos certifica que os artigos da Wikipédia sejam factuais e de alta qualidade. Se não há verificabilidade, então não pode estar na Wikipédia. Por exemplo, você pode escrever que a taxa de desemprego nos Estados Unidos em 1935 era de 20,1%, mas você também tem que citar a fonte dessa informação para que ela fique na Wikipédia. Neste caso, vários livros de história poderiam ser fontes verificáveis. A segunda regra requer um ponto de vista neutro. Todo material da Wikipédia deve ser apresentado de forma justa e sem inclinações, assim como em qualquer outra enciclopédia. Isso significa que a Wikipédia não é um lugar para contribuidores compartilharem suas próprias opiniões.

Digamos que você é um defensor da vacinação e você escreva "todos os pais devem levar seus filhos para vacinação". Infelizmente, isso é tendencioso e pode provocar desacordos. Não pode estar na Wikipédia. Entretando, opiniões de especialistas podem ser incluídas. E se essas opiniões forem diferentes, o artigo deve apresentar todos os pareceres principais sem endossar um mais que o outro.

Por exemplo, escrever que "Estima-se que vacinar todas as crianças nos Estados Unidos salva, em média, 33 mil vidas." e citar uma fonte respeitável é um exemplo de fato que pode ser verificado.

E se há uma visão oposta, ela também deve ser incluída. Por exemplo, um trecho de uma fonte respeitável como "críticos afirmam que as vacinas nunca beneficiaram a saúde pública" ajuda a balancear o artigo e a mantê-lo neutro.

Seguindo essas duas regras, contribuidores podem respeitar-se e ajudar a criar uma enciclopédia livre, a maior enciclopédia da história da humanidade. Saiba mais em wikipedia.org.