A Wikipédia ama as Bibliotecas

From Outreach Wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikipedia Loves Libraries and the translation is 100% complete.


Bibliotecas. À maneira da Wikimedia.



As bibliotecas servem a sociedade como portais do conhecimento. Com o advento da Internet e o aparecimento de princípios comuns de informação digital, as bibliotecas são locais para a participação dos cidadãos, preservação do património cultural e de partilha de informação, como mantém o seu papel tradicional de manter colecções de material impresso e meios digitais para a sua reutilização.

A missão da Wikimedia pretende capacitar e envolver pessoas em todo o mundo para a recolha e o desenvolvimento de conteúdos educativos abertos de forma colaborativa e divulgá-los de forma eficaz e global. Vemos as bibliotecas como parceiros naturais neste esforço. Trabalhando em conjunto, podemos promover o conhecimento académico e cultural, a literacia da informação e o acesso aberto.<


"Wikipédia ama as bibliotecas"

"Treinamos os nossos funcionários sobre as melhores práticas da Wikipédia, como adicionar links e conteúdos, de forma adequada, nos artigos que correspondem às suas áreas de especialização."

"[A Wikipédia] melhora à medida que melhor a conhecemos. Compreendendo a sua estrutura e a forma como é criada, podemos retirar dela mais valor. Essa é a parte que queremos ensinar nas bibliotecas - como retirar o melhor de um artigo da Wikipédia e como contribuir melhor para um artigo."

Ben Wershbow

Gestor, Laboratório da Biblioteca Pública de Nova Iorque

Richard Knipel

Presidente da Wikimedia New York City



O que posso fazer?

Todos os meses de Outubro e Novembro, a "Wikipedia adora as Bibliotecas" realiza uma campanha anual de wiki-workshops e maratonas de edição em bibliotecas (e instituições similares) no espírito da Open Access Week. Qualquer tipo de evento relacionado com a Wikipédia pode caber no âmbito da "Wikipédia adora as Bibliotecas". Estes são alguns exemplos de eventos passados. Um evento pode conter uma ou mais actividades referidas ou outras ideias criativas.

encontros

Simples, mas divertido. Proporcione um espaço na sua biblioteca para Wikipedianos locais para se reunirem. É uma boa oportunidade para se conhecerem pessoalmente e planear futuras colaborações na Wikipédia com a sua instituição

uma visita aos bastidores

Uma visita à sua instituição; isto é especialmente interessante se tiver estantes compactas ou locais de trabalho para mostrar. Os Wikipedianos são os seus voluntários online, que servem as necessidades de informação dos seus utilizadores e promovem o acesso às suas colecções. Porque não tratá-los realmente como voluntários?

maratonas de edição

Um encontro de trabalho. Convide Wikipedianos a utilizar os recursos da sua biblioteca para uma sessão presencial de edição, normalmente sobre um tema pré-seleccionado (como uma colecção específica da biblioteca ou um tópico de interesse para a comunidade). Uma grande oportunidade para ver o trabalho colaborativo em acção e trabalhar com profissionais.

workshop

Um workshop inicial sobre como editar na Wikipédia e literacia pode ser realizado para os funcionários e o público em geral. Existem muitos Wikipedianos experientes que dão formação em linha e presencialmente.


Cobertura


Interessado?

A sua biblioteca está interessada em envolver-se com a "Wikipédia adora as Bibliotecas"? Quer falar sobre isso ou sobre outro tipo de parceria?

  • Subscreva para levar a "Wikipédia adora as Bibliotecas" à sua instituição.
  • Envie-nos um email para mais informações.
  • Subscreva a mailing list Wikipedia & Libraries.
  • Siga-nos no (use a hashtag #WLL) ou .
  • Ler mais informação sobre bibliotecas e outras instituições culturais que trabalham com a Wikipédia.