GLAM/Primeiros Passos

From Outreach Wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page GLAM/Get started and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.
GLAM
GLAM

Galleries • Libraries • Archives • Museums


ComeçarProjectos modelo, Estudos de CasosAvaliação de ProjetosContacto
Para a comunidade GLAM-Wiki: Listas de discussãoDiscussãoCalendárioBoletim informativoRecursosVoluntáriosOutras páginas


Passe para os bastidores do Museu Britânico

Profissionais GLAM e suas instituições são bem-vindos a contribuir com os projetos Wikimedia, inclusive com a tão conhecida Wikipédia. Esta página ajuda a explicar quais os impactos que a Wikipédia pode ter em sua instituição.

Por que contribuir com a Wikimedia?

  • Assim como em sua instituição, nosso objetivo é preservar o patrimônio e a história e difundir o conhecimento.
  • A Wikimedia é uma plataforma de digitalização bem fundamentada, com boas práticas estabelecidas e uma audiência online enorme.
  • Parceria inovadoras com a Wikimedia podem se converter em publicidade para a sua instituição.
  • Nós somos um movimento sem fins lucrativos.


---A Wikipedia é uma plataforma de difusão de conhecimento.

O que posso fazer para ajudar?

O evento Wikipedia Loves Bibliotecas na Biblioteca do Condado de Multnomah, Oregon, USA

Wikipédia

A Wikipédia é o site sem fins lucrativos mais popular do mundo e a maior enciclopédia do mundo. Sua instituição pode criar ou melhorar artigos da Wikipédia, fornecer recursos para ajudar as pessoas que escrevem artigos e ajudar com pesquisa. Com frequência, as instituições podem ajudar a preencher lacunas na Wikipédia em torno de tópicos-chave importantes para sua organização ou sistematicamente sub-representados na Wikipédia.

Wikimedia Commons

O Wikimedia Commons é um repositório de mídia livre utilizado pela Wikipédia e por outros projetos da Wikimedia. Sua instituição pode contribuir com imagens, vídeo e outras mídias, bem como com metadados e descrições de mídias.

WikiFontes

O WikiFontes é uma biblioteca livre de fontes primárias, apresentando manuscritos traduzidos. Sua instituição pode prover manuscritos para escaneamento e upload, bem como ajuda com transcrições.

WikiData

A WikiData é o projeto multilíngue, linkado e estruturado da Comunidade Wikimedia direcionado a dados abertos. O WikiData ajuda a compartilhar importantes informações e dados estruturados entre os projetos Wikimedia e associa esses itens de dados com um identificador e com registros através do ecossistema Open Data. As instituições podem integrar a WikiData a projetos de metadados já existentes e doar dados em licença livre para a Wikidata fortalece o registro coletivo.